FAQ


Para acessar a plataforma de ensino, clique em Entrar, conforme a imagem abaixo.

Preencha os campos Usuário e Senha com os dados que você criou anteriormente e clique em Autenticar.

Pronto! Você já está logado no sistema! Agora para acessar o seu Portal é bem simples, basta clicar em Meu Portal, conforme a imagem abaixo.

Dentro do Portal, você terá acesso aos cursos disponíveis da Ftec, assim como os cursos que você adquiriu, também poderá acessar e modificar os dados do seu cadastro e poderá imprimir o seu contrato e boletos nas opções financeiras também terá acesso as bibliotecas online.

Estaremos explicando cada opção, nos tópicos a seguir.

Se você já está logado no Ecampus basta clicar em Adquirir mais Cursos e escolher o segmento desejado, que pode ser: Pós-Graduação EaD ou Cursos Livres, conforme a imagem abaixo.

Se você ainda não se logou no sistema ou está na página principal do Ecampus, basta clicar na opção Cursos para ir direto aos cursos disponíveis na plataforma, conforme a imagem abaixo.

Agora basta clicar no curso desejado, para ver as opções e termos de compra.

Depois de selecionar um curso, clique em Comprar.

Após clicar em comprar uma janela será aberta com as condições disponíveis para a compra do curso. Escolha a melhor opção que deseja e clique em Inscreva-se.

Verifique, se realmente é o curso e a forma de pagamento desejados, e clique em Finalizar Compra.

Pronto! Sua compra foi realizada com sucesso! Agora você pode ir para o conteúdo do seu curso, ou imprimir o seu contrato e seus boletos através da opção financeiro.

Para acessar o conteúdo do seu curso, clique em Meus Cursos, conforme a imagem abaixo.

Os cursos que você adquiriu, serão carregados automaticamente. E para acessar as disciplinas e conteúdos, basta clicar no curso desejado.

Ao entrar no curso, você poderá visualizar todas as disciplinas do mesmo. Onde você terá as disciplinas que já estarão disponíveis, e as que serão disponibilizadas após uma data específica, que o próprio sistema informará. Você também poderá acompanhar as suas notas e o progresso da disciplina, conforme as imagens abaixo.

Para acessar a disciplina, basta clicar em Acessar disciplina.

A disciplina é dividida em tópicos, onde você deverá concluir as atividades do primeiro tópico para poder ir para o próximo e realizar as atividades seguintes.

Dentro de cada tópico, estará todo o conteúdo do mesmo, tanto apostilas como vídeo aulas e tarefas. Conforme você irá realizando as atividades, você deve ir marcando as mesmas como concluídas, para isso, você deve marcar o checkbox da atividade que você concluiu, conforme as imagens abaixo.

E para acessar o conteúdo desejado, basta clicar no mesmo.

Ao clicar nas apostilas, será exibido uma nova página, onde será possível visualizar e baixar o arquivo PDF da apostila.

Já com as vídeo aulas, será possível ver o vídeo dentro na própria plataforma.

Conforme você vai concluindo as atividades, você deve ir marcando os checkboxs das mesmas. Dessa forma você poderá acompanhar o seu progresso curso.

Também é possível acompanhar o progresso do tópico em si, que você está estudando. Tanto a quantidade de apostilas (arquivos) como também a quantidade de vídeos (páginas).

Você poderá acessar o tópico seguinte somente quando as atividades do tópico anterior estiverem concluídas. Então você só terá acesso aos tópicos seguintes, conforme vai desenvolvendo as atividades dos mesmos. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Para acessar as opções financeiras, dentro do portal, acesse a opção Financeiro, conforme a imagem abaixo.

Dentro da opção financeiro, será exibido os cursos, separadamente. Para imprimir o contrato do seu curso, basta clicar em Contrato, conforme a imagem abaixo. Será aberta uma nova guia no seu navegador onde será possível realizar a impressão do contrato.

Para ver os boletos, clique no curso desejado. Assim será possível visualizar todos os boletos referentes ao curso. Também é possível ver o valor e data de vencimento dos mesmos.

Para imprimir o boleto, clique na opção Imprimir Boleto do respectivo boleto. O sistema também avisará se algum dos boletos já estiver vencido, com as notificações que veremos mais adiante.

Para acessar as opções financeiras, dentro do portal, acesse a opção Financeiro, conforme a imagem abaixo.

Aqui você poderá alterar os seus dados como: telefone, endereço, e-mail, etc. Também será possível disponibilizar suas redes sociais, estas ficaram disponíveis para os seus colegas de curso. Assim ficará mais fácil ter contato com os colegas para conversar e tirar dúvidas. Após realizar as alterações desejadas, clique em Atualizar. Depois de atualizar as informações desejadas, será enviada a sua solicitação de atualização para o acadêmico da Ftec, onde os mesmos irão aceitar a solicitação que você fez, de atualização de cadastro.

As notificações são visualizadas, no canto superior direito do portal. Lá podemos visualizar os avisos, como boletos vencidos, provas, etc.

Conforme você vai visualizando e clicando nas notificações, as mesmas vão saindo da área de notificações.

Dentro do portal do aluno, temos uma opção que quando utilizada, mostra uma pequena explicação sobre cada menu.

Ao clicar no ícone ? irá aparecer automaticamente as explicações, e para ir passando de uma para outra, é só clicar em Avançar. Caso queira fechar a explicação, clique em Sair.

Para visualizar os colegas do seu curso, basta clicar em Meus Colegas, conforme a imagem abaixo.

Aqui você poderá ver os colegas separados por curso. Ficará disponível as redes sociais que o aluno cadastrar, possibilitando assim, o contato entre os colegas de curso.

A Ftec tem parceria com a biblioteca Person e com a Ebscohost. E para acessar qualquer uma delas, basta clicar na opção desejada, conforme a imagem abaixo.

Agora é só realizar a sua pesquisa, dentro da biblioteca que ficará disponível dentro do próprio sistema.